Sempre que possível, deixe descongelar naturalmente na geladeira (retire do freezer na véspera). Dessa forma você só precisa aquecer. Gasta menos energia, é mais rápido e o alimento desidrata menos. Mas, sempre que precisar, pode descongelar diretamente no aquecimento.
Para os nossos pratos completos, sugerimos:
No Microondas
descongelar: 6 minutos em potencia alta.
somente esquentar: 3 minutos em potência média
Em Fornos convencionais
descongelar: 20 minutos em 200º C
somente aquecer: 10 minutos em 200ºC
Para os módulos, sugerimos a metade do tempo descrito acima.
Os tempos podem variar de acordo com a potencia dos fornos. Nas primeiras vezes que descongelar, você deve interromper o processo algumas vezes e espetar com um garfo para perceber o grau de descongelamento / aquecimento.
Diferenças entre embalagens
Comidas congeladas de forma geral podem ser descongeladas em forno de microondas e em fornos convencionais (elétricos ou a gás). É sempre importante que lembrar que, dependendo da embalagem, os produtos podem precisar ser removidos das mesmas de acordo com o método de descongelamento escolhido.
• Embalagens plásticas
(normalmente de polipropileno): vão direto ao forno de microondas mas não podem ser levadas aos fornos convencionais pois derretem.
• Embalagens de papel especial (termoformadas)
podem ir aos dois métodos, microondas e fornos convencionais (por até 50 minutos em temperatura infeior a 230ºC)
• Embalagens de alumínio
vão direto aos fornos convencionais e podem ir ao microondas se você respeitar algumas regras:
1) nunca podem encostar em superfícies metálicas do microondas (as paredes do microondas são de metal)
2) devem estar cheias por igual
3) deve-se retirar a tampa para aquecer
fonte: https://blogwyda.wordpress.com/2010/07/05/dicas-de-como-usar-melhor-o-aluminio-aliado-ao-microondas/
• Sacos plásticos à vácuo
muitos de nossos módulos são embalados em sacos plásticos à vácuo. Os sacos plásticos à vácuo tem algumas vantagens sobre as outras embalagens: preservam melhor as propriedade dos alimentos justamente por não terem contato com o ar, ocupam menos espaço no freezer e tornam possível o descongelamento em “banho Maria” (imersos em água fervente) o que confere às carnes de forma geral uma textura praticamente igual à obtida no momento do preparo.
Se você ainda não experimentou descongelar seus módulos dessa forma, experimente. É simples, fácil, rápido e o resultado é muito, muito bom. Assista ao vídeo explicativo clicando aqui ou siga os passos abaixo:
1) coloque o saco ainda fechado com o produto congelado em uma panela e cubra com água.
2) leve ao fogo e espere a água ferver
3) assim que começar a ferver, conte 6 minutos e desligue o fogo
4) com a ajuda de uma pinça ou a ponta de um garfo, encontre a ponta do saco plástico e retire-o, com cuidado para não se queimar, da panela.
5) corte a boca do saco com uma faca ou uma tesoura e, novamente com muito cuidado para não se queimar, escorra o alimento para um prato.